Mestrado

“Se você acha que educação é cara, experimente a ignorância.” Derek Bok

 

Os mestres eram conhecidos desde a Antiguidade como profissionais que sabiam seu ofício e faziam seu trabalho com perfeição. Essa denominação foi mais bem definida na Idade Média, como título concedido aos licenciados pelas diversas corporações que foram sendo criadas. Havia Mestre padeiro ou Mestre artesão, todos referência na sua área.  Como referência eram eles que treinavam os novos aspirantes e nessa época era um privilégio aprender com um Mestre da arte de trabalho. Era passado apara os aprendizes seu talento e muitos depois de anos também se tornavam Mestres. A tarefa do Mestre era ensinar, assim sendo ele muitas vezes era confundido com um professor.

Nas faculdades e universidades de toda a Europa o professor sempre foi chamado de Mestre, até hoje quando ouvimos falar em Mestre sempre nos remete a imagem de um professor. Foi criado o conceito de “ Master of Science” ou “Scientiae Magister” (MSc, M.Sc., M.Sci, Sc.M., M.S., MS) em português Mestre em Ciências ou simplesmente Mestre, é um grau de mestre de pós-graduação acadêmica, concedido por universidades em vários países.

 

Mas afinal, o que é o mestrado?

Um mestrado é um curso intermediário dentro da estrutura de pós-graduação brasileira abaixo dele temos os cursos de especialização e MBA ( Master Business Administration)  chamados de pós-graduação lato sensu.  Acima dele temos o doutorado que é um curso stricto sensu. Para fazer mestrado você não precisa fazer antes um MBA ou uma especialização, basta que tenha sido graduado numa faculdade que você pode ir direto ao mestrado.

Por que se tornar um Mestre?

A grande competitividade no mercado de trabalho faz com que muitas pessoas estejam procurando fazer o mestrado hoje em dia. Algumas pessoas não têm noção do que seja fazer um mestrado e para que serve. Outras pessoas também têm ideia completamente equivocada do que os cursos de mestrado podem oferecer, de qual curso escolher e se é a coisa certa a fazer.

No Brasil os cursos de mestrado têm notas dadas pelo governo federal, então você pode e deve escolher um mestrado que tenha sido reconhecido com boas notas caso não tenha oportunidade de fazer um mestrado internacional.

Lato sensu 

É uma expressão em Latim que significa “em sentido amplo“. É utilizada em outros idiomas e áreas como DireitoLinguísticaSemiótica e outras, para referir que determinada interpretação deve ser compreendida no seu sentido lato, mais abrangente.

No Brasil, a expressão foi introduzida para distinguir os cursos de pós-graduação de menor duração por oposição a “stricto sensu“.

Lato sensu” designa os cursos de especialização e MBAs em que a atividade de pesquisa tem sentido amplo, envolvendo problemas específicos da área de estudo. O aluno recebe um certificado de conclusão no final do curso.

De acordo com o MEC (Ministério da Educação), as pós-graduações “lato sensu” devem ter duração mínima de 360 horas.

Os cursos de pós-graduação mais longos que englobam mestrado e doutorado são designados por “stricto sensu” (em sentido estrito). No final do curso o aluno recebe o título de mestre ou doutor.

As pesquisas efetuadas nas especializações stricto sensu envolvem novos problemas e a comprovação de novas teorias. Ao contrário das especializações lato sensu que são direcionadas para a resolução de novos problemas, mas aplicando as teorias já existentes.

Fonte : https://www.significados.com.br/lato-sensu/

De que vai servir fazer um mestrado?

Muitos acreditam que mestrado só serve para dar aula, isso não é verdade. O Ministério da Educação assim define:

I – Formar professores competentes:

Sim existe essa definição, formar professores para o ensino superior.

Não é só para ensino superior, para ensino médio e fundamental também, mas infelizmente no Brasil professores não fazem mestrado nem para ensino médio, muito menos para ministrar aulas de fundamental. O Mestrado é para professores de todos os níveis.

II – Formar pesquisadores preparados:

Outra finalidade do mestrado é estimular o desenvolvimento da pesquisa cientifica por meio da preparação dos pesquisadores.  Quando pesquisadores tem mestrado eles estimulam o desenvolvimento da pesquisa cientifica no país.

III – Formar profissionais de alto padrão:

A terceira finalidade do mestrado é treinar de forma eficaz de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para atender as mais diversas finalidades do desenvolvimento nacional em todos os setores. Essa formação também é importante para aquela pessoa que quer desenvolver uma grande função em uma empresa.

Então, o mestrado prepara professores para nível fundamental, para nível médio e superior. O Mestrado também prepara pesquisadores. Você pode se tornar um professor pesquisador ou um pesquisador professor com mestrado.

Afinal essa formação pode te ajudar em quase qualquer setor e finalidade, pois assegura o treinamento técnico e intelectual do mais alto padrão. O mestrado então é para todos que querem aperfeiçoamento, seja num órgão público, na sua empresa ou na empresa que trabalha.

Como é composto?

Cada instituição que oferece o mestrado tem um certo grau de liberdade de estabelecer uma estrutura de ensino. De maneira geral o mestrado é composto mais ou menos por 24 créditos. Cada credito equivale a 15 horas/aula.  O conjunto de disciplinas é estabelecido livremente pela instituição que oferece o mestrado.

Você deve tomar muito cuidado com a escolha da Instituição que vai fazer o mestrado. Não deixe de ver quais as disciplinas oferecidas naquele curso para ver se elas atenderão bem naquilo que você procura.

Além dos 24 créditos cursados em disciplinas você tem mais ou menos 6 créditos que devem ser cursados na elaboração da dissertação.

Imagem: pixabay.com

Dissertação

É o trabalho final do curso de mestrado. Ela é equivalente ao trabalho de conclusão de curso da graduação ou de especialização. E um trabalho num nível muito mais alto do que os TCCs da graduação ou da especialização.

É importante frisar que algumas instituições ou institutos que oferecem seus cursos internacionais EAD não dão o devido valor a dissertação, fazendo com que os alunos tenham uma péssima dissertação. Gostaria de esclarecer que uma dissertação de qualidade é de suma importância para o reconhecimento do seu diploma. Algumas instituições não informam ao aluno sobre a importância de uma boa dissertação e que ela é um critério altíssimo para seu diploma ser reconhecido. Quando o aluno leva o seu título para ser reconhecido e sua dissertação é de péssima qualidade o seu processo é indeferido.

Quando você começa a elaborar sua dissertação isso se estende por uns 6 meses e acarretam aí seus 6 créditos. No final seu mestrado é formado por trinta créditos e mais a atividade que é 6 créditos. Então depois você defende sua dissertação que uma atividade é obrigatória e que por meio desta você recebe o título de mestre.

Toda essa estrutura funciona apoiada numa legislação fornecida pelo Ministério de Educação. Todo curso de mestrado no Brasil precisa de autorização do MEC, reconhecimento e renovação deste reconhecimento pelo CNE.

Instituições

MEC – [Ministério de Educação] Órgão do governo federal que trata da política nacional de educação em geral, compreendendo: ensino fundamental, médio e superior.

CNE – (Conselho Nacional de Educação) As atribuições do Conselho são normativas, deliberativas e de assessoramento ao Ministro de Estado da Educação, no desempenho das funções e atribuições do poder nacional de educação, zelar pela qualidade do ensino, velar pelo cumprimento da legislação educacional e assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.

CAPES – [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] Uma fundação do MEC que desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação.

Autorização

Nenhuma instituição no Brasil pode oferecer curso de mestrado sem que ele esteja devidamente autorizado. Apenas as universidades gozam do direito de oferecer os cursos de mestrado sem previa autorização do MEC enquanto faculdades não. Mesmo assim seus cursos precisam de reconhecimento e renovação de reconhecimento. Uma universidade tem prazo de 60 dias para pedir ao MEC o reconhecimento do seu curso.

A renovação do reconhecimento ocorre a cada quatro anos. A instituição preenche um formulário para a CAPES que vai avalizar se renova o reconhecimento ou não daquele curso. Somente cursos reconhecidos porem funcionar no país. A cada quatro anos isso deve ser feito.

Além de tudo isso para ter o mestrado é obrigatório haver um grupo de pesquisa na mesma área do curso. Por exemplo se há um mestrado na área de educação é preciso que a instituição tenha um grupo de pesquisa nessa área.

Esse grupo de pesquisa é composto de professores, alunos ou bolsistas de pesquisa ou coisa similar.  Não importa a maneira como ele é formado, mas é exigido que a instituição já tenha esse grupo de pesquisa formado.

Também outro detalhe é preciso ter mestrado é possível ter mestrado em EAD, mas desde que a instituição esteja credenciada para oferecer ensino nessa modalidade. Qualquer instituição de ensino superior que queira oferecer EAD precisa ser credenciada no MEC e estar credenciada com este fim. Se vai fazer por este sistema veja antes se a instituição está credenciada para ensino a distância.

Outro detalhe da legislação mestrado em parceria no exterior, só podem acontecer após autorização no MEC. Muitas instituições fazem anuncio de que são parceiras de universidades no exterior. Que são PARCEIRAS de universidades na Europa ou nos Estados Unidos. Se pretende cursar seu mestrado numa instituição dessas verifique primeiro se mestrado em PARCERIA está registrado no MEC.

A Eikon University com sede na Florida, EUA, oferece programas de mestrado online na conformidade da Capes, fazendo com que o diploma possa ser reconhecido por uma Instituição de Ensino Brasileira cadastrada no MEC, através da resolução 462 de 22 de novembro de 2017.

 

Consulte sempre:

CAPES: htttp://www.capes.gov.br

MEC: http:// www.mec.gov.br

Autora: Janete Rocha

WhatsApp Fale no WhatsApp