Mestrado em Medicina – Anestesia

Linhas de Pesquisa:

1- Anestesia em Cirurgia Bariátrica

Área de concentração: Anestesia

Descrição: A obesidade é considerada um problema de saúde mundial. Os pacientes obesos têm alterações fisiológicas específicas que interferem na morbimortalidade per operatória. Esta linha visa analisar as decisões que tomadas pelo Anestesiologista podem contribuir para a redução do risco de complicações dos pacientes que se submetem a esse tipo de cirurgia.

2- Bloqueadores neuromusculares

Área de concentração: Anestesia

Descrição: Os bloqueadores neuromusculares possibilitam que diversos procedimentos cirúrgicos sejam realizados. Mas caso seu efeito não seja revertido em sua totalidade, há risco de complicações que contribuem para a mortalidade global dos pacientes submetidos a cirurgias. Novos medicamentos foram desenvolvidos e outros estão chegando ao mercado. Estudos sobre a ação dos mesmos são necessários.

3- Adjuvantes em Anestesia

Área de concentração: Anestesia

Descrição: O desenvolvimento de novos fármacos e técnicas anestésicas possibilitaram o aumento da segurança do procedimento anestésico. Os estudos de novas técnicas, medicamentos e a melhor aplicação das existentes estão em contínuo desenvolvimento e devem ser estudados.

4- Cuidados Paliativos

Área de concentração: Anestesia

Descrição: O cuidado paliativo é um tipo de atenção à saúde disponível para pacientes com doenças incuráveis, que apresentem sintomas que comprometem a qualidade de vida. As técnicas para controle desses sintomas precisa ser melhor estudada, a fim de proporcionar um maior tempo de vida livre de sintomas, ou dignidade no momento em que esse controle não for possível.

5- Medicina per- operatória

Área de concentração: Anestesia

Descrição: Os anestesiologistas ampliaram sua área de atuação. Atualmente, devem participar desde a indicação cirúrgica, no per operatório e no pós-operatório. Diversos protocolos foram desenvolvidos, mas a sua aplicabilidade na nossa realidade ainda precisa ser melhor definida e alguns ajustes podem ser necessários.

6- Monitorização

Área de concentração: Anestesia

Descrição: A monitorização aumentou a segurança do ato anestésico, permitindo a realização de procedimentos cirúrgicos cada vez mais complexos. O estudo de novas opções cada vez mais eficazes e precisas deve ser ampliado.

7- Custo efetividade

Área de concentração: Anestesia

Descrição: Segundo a “Lei da escassez: os recursos são escassos e as demandas são infinitas”, contudo devemos atuar de forma eficaz e segura. A prática de uma medicina de valor vem ganhando espaço, e em breve vai nortear os modelos de remuneração. Estudos com prática anestésica com qualidade e custo/efetiva são necessários, inclusive para basear novas formas de remuneração.

8- Dor oncológica

Área de concentração: Anestesia

Descrição: Milhares de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer. Cerca de 60% desses pacientes apresentam dor no momento do diagnóstico, portanto, sintomas álgicos tem um grande impacto na qualidade de vida dos mesmos. Apesar de todo o avanço da Medicina, alguns pacientes ainda apresentam dor sem tratamento eficaz. O estudo de alternativas, de novas técnicas e melhor aplicação das existentes precisa ser ampliado.

9- Técnicas intervencionistas em dor

Área de concentração: Anestesia

Descrição: A técnicas invasivas para o tratamento da dor aguda ou crônica, de origem oncológica ou não sempre foi deixada para momentos mais tardios da evolução da doença. Os avanços tecnológicos nas áreas de imagem e dispositivos disponíveis proporciona ampliações nas possibilidades de atuação. Entretanto, se faz necessário estudos para avaliação dos resultados das técnicas existentes, avaliação de melhores momentos de aplicação e desenvolvimento de novas alternativas.

MESTRADO CRÉDITOS CARGA

HORÁRIA

 

BIOESTATÍSTICA 2 32
DIDÁTICA MÉDICA 2 32
METODOLOGIA DA PESQUISA I 2 32
AVALIAÇÃO PRÉ-ANESTÉSICA 3 48
FARMACOLOGIA 1 2 36
 

ÉTICA APLICADA À PESQUISA 2 32
USO DE MÉTODOS DE IMAGEM EM ANESTESIA 4 64
ANESTESIA GERAL 3 48
FARMACOLOGIA 2 4 64
FARMACOECONOMIA 2 32
DOR AGUDA 4 64
DOR CRÔNICA 2 32
 

METODOLOGIA DA PESQUISA II 2 32
FARMACOLOGIA 3 2 32
PROTOCOLOS DE ALTA PRECOCE 4 64
CUIDADOS PALIATIVOS 4 64
SEMINÁRIO DE DISSERTAÇÃO 4 64
DISSERTAÇÃO 6 96
  TOTAL 52 806
WhatsApp Fale no WhatsApp